Considerando estes aspectos na preparação de atletas de alto rendimento, os pesquisadores australianos Farrow e Robertson propuseram um modelo denominado SAP (Skill Aquisition Periodisation).
Os autores sugerem 5 princípios que devem ser monitorados, avaliados e revisados sistematicamente para melhorar as prescrições futuras de treinamento técnico-tático.
Baseado nas análises de desempenho em competições, seria possível comparar com as atividades propostas nos treinos, permitindo mensurar a especificidade (técnico-tático) de cada sessão de treinamento.
Outro aspecto que pode ser importante no controle da especificidade do treinamento técnico-tático seria quantificação dos métodos de treinamento utilizados.
O ajuste do nível de desafio das tarefas seria uma aspecto importante para permitir a progressão, ajustando a complexidade das tarefas conforme o objetivo dos diferentes momentos do treinamento (evolução técnico-tático, confiança para executar, etc).
Cabe considerar que a retenção e a transferência de aprendizagem motora parecem estar relacionadas com o tipo de prática proposta (i.e., em bloco ou randômica).
A seleção do tipo de prática conforme nível dos atletas ou momento do treinamento gerará diferentes demandas de esforço cognitivo.
A especificidade da tarefa também influenciará diretamente na carga de treinamento técnico-tático. Contudo, a dificuldade proposta nas atividades devem estimular a atenção do atleta, sendo desafiadoras o suficiente para serem executadas corretamente.
A estabilidade e consistência de execução após um determinado período pode ser um sinal de possibilidade de incremento da carga (reduzir tempo de processamento da informação, aumentando a necessidade de tomada de decisão, etc).
Assim, um possível controle deste de carga técnico-tática seria o mensurar a "PSE cognitivo" do atleta e/ou a dificuldade das tarefas propostas (parâmetros de complexidade), multiplicados por parâmetros de volume (repetições, ações executadas, tempo de prática, etc.).
Este tipo de controle permite analisar a efetividade dos aspectos técnico-táticos desenvolvidos nos treinamentos, bem como a reversibilidade dos aspectos que tiveram volume reduzido ou que deixaram de ser treinados.
Ainda sobre este tópico, vale ressaltar que a prática no treinamento técnico-tático deve estar focada em repetir os meios de solucionar problemas (ao invés de tentar repetir a solução), encorajar a exploração de habilidades e aumentar o engajamento dos atletas neste tipo de preparação esportiva.
A organização do treinamento técnico-tático é um dos temas abordados em nossos cursos. Confira nos links abaixo:
Iniciação e direcionamento no Judô: https://go.hotmart.com/Q30006659Y?dp=1
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Os autores sugerem 5 princípios que devem ser monitorados, avaliados e revisados sistematicamente para melhorar as prescrições futuras de treinamento técnico-tático.
Especificidade
Ajuste da representatividade do treino, manipulando condições físicas e psicológicas do atleta, tamanho da área, aspectos temporais (duração e relação esforço:pausa), regras, equipamentos, condições do oponente, etc.Baseado nas análises de desempenho em competições, seria possível comparar com as atividades propostas nos treinos, permitindo mensurar a especificidade (técnico-tático) de cada sessão de treinamento.
Outro aspecto que pode ser importante no controle da especificidade do treinamento técnico-tático seria quantificação dos métodos de treinamento utilizados.
Progressão
Monitoramento da capacidade do atleta para executar, tolerar e evoluir em diferentes elementos técnico-táticos treinados.O ajuste do nível de desafio das tarefas seria uma aspecto importante para permitir a progressão, ajustando a complexidade das tarefas conforme o objetivo dos diferentes momentos do treinamento (evolução técnico-tático, confiança para executar, etc).
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Georgii Zantaraia (UKR), um dos atletas com repertório técnico que reune habilidades motoras bastante complexas. |
Sobrecarga
A carga da habilidade pode ser analisada com base em sua demanda de esforço cognitivo (processamento de informação, solução de problemas, etc) e em seu volume acumulado (tempo, repetições, etc).Cabe considerar que a retenção e a transferência de aprendizagem motora parecem estar relacionadas com o tipo de prática proposta (i.e., em bloco ou randômica).
A seleção do tipo de prática conforme nível dos atletas ou momento do treinamento gerará diferentes demandas de esforço cognitivo.
A especificidade da tarefa também influenciará diretamente na carga de treinamento técnico-tático. Contudo, a dificuldade proposta nas atividades devem estimular a atenção do atleta, sendo desafiadoras o suficiente para serem executadas corretamente.
A estabilidade e consistência de execução após um determinado período pode ser um sinal de possibilidade de incremento da carga (reduzir tempo de processamento da informação, aumentando a necessidade de tomada de decisão, etc).
Assim, um possível controle deste de carga técnico-tática seria o mensurar a "PSE cognitivo" do atleta e/ou a dificuldade das tarefas propostas (parâmetros de complexidade), multiplicados por parâmetros de volume (repetições, ações executadas, tempo de prática, etc.).
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Outros detalhes importantes à serem considerados na sobrecarga do treinamento técnico-tático |
Reversibilidade
A análise de desempenho em competições parece ser um possível teste de transferência das habilidades desenvolvidas nos treinamentos técnico-táticos.Este tipo de controle permite analisar a efetividade dos aspectos técnico-táticos desenvolvidos nos treinamentos, bem como a reversibilidade dos aspectos que tiveram volume reduzido ou que deixaram de ser treinados.
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A análise de desempenho pode ser um importante elemento para avaliar a transferência dos treinamentos técnico-táticos |
Tédio
O gerenciamento deste princípio pode ser feito ajustando o tipo de prática proposta (constante, em bloco, variável ou randômica) e a demanda ambiental (descontextualizada, semi-contextualizada ou contextualizada).Ainda sobre este tópico, vale ressaltar que a prática no treinamento técnico-tático deve estar focada em repetir os meios de solucionar problemas (ao invés de tentar repetir a solução), encorajar a exploração de habilidades e aumentar o engajamento dos atletas neste tipo de preparação esportiva.
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Pedagogia Complexa, uma proposta de desenvolvimento técnico-tático por meio de soluções de problemas (Teaching Game for Understanding). |
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