No capítulo do livro "Ensino de lutas: reflexões e propostas de programas" sobre judô na adolescência, uma proposta de organização da preparação técnico-tática é apresentada.

Recentemente, uma nova proposta foi apresentada no livro "Pedagogia complexa do judô".

Uma abordagem complementar à proposta no "Ensino de lutas" e similar à descrita no "Pedagogia complexa do judô" tem sido desenvolvida nos últimos dois anos com atletas Sub 18, Sub 21 e Sênior.
Em 2014, o Dr. Emerson Franchini compartilhou um link do blog do atleta olímpico da seleção australiana Matt D'Aquino http://beyondgrappling.com/judo-game-plan-you-same/. Coincidentemente, estávamos iniciando um momento da periodização que parecia adequado para a aplicação desta proposta.
A ideia foi rebatizada como "Plano de combate". O objetivo é desenvolver possibilidades de ataque com base no posicionamento do uke e do tori. Na nossa abordagem, baseamos a proposta em quatro posições e formas de pegada:
1. Ai-yotsu (destro vs. destro ou canhoto vs. canhoto) com pegada média;
2. Kenka-yotsu (destro vs. canhoto) com pegada média;
3. Ai-yotsu com pegada alta ("patolando");
4. Kenka-yotsu com pegada alta ("patolando").
A partir destas posições, outras situações relacionadas ao controle da pegada foram propostas e apresentamos algumas sugestões de técnicas que podem resolver as situações. A figura abaixo apresenta uma versão destas propostas:


Nota: algumas variações de técnicas são apresentadas com "apelidos".
Adicionalmente, os atletas são constantemente estimulados à desenvolverem outras soluções individualizadas, desenvolvendo e registrando seu próprio plano de combate:

Nota: plano de combate de um dos atletas em 2014.
Nos mesociclos que desenvolvemos esta metodologia, os atletas são estimulados a desenvolverem seu plano de combate nas sessões de preparação técnico-tática (dividimos os conteúdos ao longo das sessões) e aplicá-lo nas sessões de randori.
Mais uma sugestão com foco na solução de problemas e tomada de decisão, que foge dos "tradicionais" mil uchikomis e dúzias de randoris.
Interessados em adquirir os livros devem entrar em contato com:
Ensino de lutas: emersonfranchini@hotmail.com
Pedagogia complexa do judô: https://www.facebook.com/jose.oliviojunior
Recentemente, uma nova proposta foi apresentada no livro "Pedagogia complexa do judô".

Uma abordagem complementar à proposta no "Ensino de lutas" e similar à descrita no "Pedagogia complexa do judô" tem sido desenvolvida nos últimos dois anos com atletas Sub 18, Sub 21 e Sênior.
Em 2014, o Dr. Emerson Franchini compartilhou um link do blog do atleta olímpico da seleção australiana Matt D'Aquino http://beyondgrappling.com/judo-game-plan-you-same/. Coincidentemente, estávamos iniciando um momento da periodização que parecia adequado para a aplicação desta proposta.
A ideia foi rebatizada como "Plano de combate". O objetivo é desenvolver possibilidades de ataque com base no posicionamento do uke e do tori. Na nossa abordagem, baseamos a proposta em quatro posições e formas de pegada:
1. Ai-yotsu (destro vs. destro ou canhoto vs. canhoto) com pegada média;
2. Kenka-yotsu (destro vs. canhoto) com pegada média;
3. Ai-yotsu com pegada alta ("patolando");
4. Kenka-yotsu com pegada alta ("patolando").
A partir destas posições, outras situações relacionadas ao controle da pegada foram propostas e apresentamos algumas sugestões de técnicas que podem resolver as situações. A figura abaixo apresenta uma versão destas propostas:


Nota: algumas variações de técnicas são apresentadas com "apelidos".
Adicionalmente, os atletas são constantemente estimulados à desenvolverem outras soluções individualizadas, desenvolvendo e registrando seu próprio plano de combate:

Nota: plano de combate de um dos atletas em 2014.
Nos mesociclos que desenvolvemos esta metodologia, os atletas são estimulados a desenvolverem seu plano de combate nas sessões de preparação técnico-tática (dividimos os conteúdos ao longo das sessões) e aplicá-lo nas sessões de randori.
Mais uma sugestão com foco na solução de problemas e tomada de decisão, que foge dos "tradicionais" mil uchikomis e dúzias de randoris.
Interessados em adquirir os livros devem entrar em contato com:
Ensino de lutas: emersonfranchini@hotmail.com
Pedagogia complexa do judô: https://www.facebook.com/jose.oliviojunior
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