Ao longo de 7 dias, 393 atletas disputaram a modalidade judô nos Jogos Olímpicos Tokyo 2020. Uma dificuldade para quem trabalha com análise de desempenho é que (devido aos direitos autorais) os vídeos dos combates não ficam disponíveis no judobase.org ou no ippon.org.
Por outro lado, a organização do evento disponibiliza no site olympics.org diversos relatórios, incluindo o "Judo Results Book" com 740 páginas. Entre os arquivos disponíveis é possível acessar as planilhas de técnicas efetivas (que geraram pontuações) e punições aplicadas ao longo de todas disputas.
![]() |
Parte inicial do levantamento das técnicas efetivas e punições aplicadas nos combates do sexo masculino. |
![]() |
Parte inicial do levantamento das técnicas efetivas e punições aplicadas nos combates do sexo feminino. |
- Nage-waza que gerou mais pontos: seoi-nage
- Katame-waza que gerou mais pontos: yoko-shiho-gatame
- Lutas que foram definidas no golden-score: 42% dos combates
- Nage-waza que gerou mais pontos: sumi-otoshi
- Katame-waza que gerou mais pontos: yoko-shiho-gatame
- Lutas que foram definidas no golden-score: 31% dos combates
Blocos finais
Como as disputas dos blocos finais (repescagens, semifinais e disputas de medalhas) foram realizadas em apenas uma área, foi possível realizar algumas análises de desempenho. Apesar de representar uma quantidade limitada dos combates (7 combates por categoria), esta é a fase que reúne os oito atletas melhores colocados no evento. Como as análises foram realizadas em tempo real, verificou-se apenas as formas de ataque e de transição para o ne-waza:
![]() |
Formas de ataque das técnicas de nage-waza e transições para ne-waza efetivas durante os combates dos blocos finais do sexo feminino. |
![]() |
Formas de ataque das técnicas de nage-waza e transições para ne-waza efetivas durante os combates dos blocos finais do sexo masculino. |
Para ambos os sexos, ataques executados em momentos que o kumi-kata estava estabilizado e sob controle do atleta que pontuou foi a forma de ataque mais efetiva nesta fase.
Nota: As informações apresentadas são uma análise descritiva, com valores absolutos e/ou relativos de alguns aspectos analisados nos vídeos disponíveis. Ainda que tenham sido apresentados alguns comentários, cabe ressaltar que não foram realizadas análises de probabilidade ou análises estatísticas inferenciais.
Comentários
Postar um comentário