Pular para o conteúdo principal

Tokyo 2020 - resultados prévios e idade dos(as) medalhistas

 

Similar aos dados apresentados após os Jogos Olímpicos Rio 2016 (veja aqui) e após o Campeonato Mundial Sênior 2021 (veja aqui), apresentarei neste post algumas observações adicionais sobre os(as) medalhistas dos Jogos Olímpicos Tokyo 2020:


Resultados em Campeonatos Mundiais Cadete e Júnior nos anos anteriores

41 medalhistas nos Jogos Olímpicos Tokyo 2020 haviam conquistado medalhas em Campeonatos Mundiais Cadete e/ou Júnior

  • 12 foram medalhistas em Mundiais Cadete (Sub-17 ou Sub-18). Nove destes voltaram a medalhar em Campeonatos Mundiais Júnior;
  • 38 foram medalhistas em Mundiais Júnior (Sub-21). Entre estes, 18 foram campeões mundiais júnior  e 14 conquistaram 2 ou mais medalhas em Campeonatos Mundiais Júnior.
Dois campeões olímpicos merecem destaque:

Em 2009, ao se tornar campeão mundial cadete (Sub-17), Naohisa Takato iniciava uma trajetória vitoriosa, incluindo o ouro no Mundial Júnior de 2011, nos Mundiais Sênior de 2013, 2017 e 2018 (além do bronze em 2014) e nos Jogos Olímpicos Tokyo 2020 (além do bronze em 2016). 

Campeão mundial cadete em 2017 na categoria -73 kg, Lasha Bekauri voltaria a subir nos lugares mais alto dos pódios nos Mundiais Júnior de 2018 e 2019 antes de conquistar o ouro olímpico nos Jogos Olímpicos Tokyo 2020 (na categoria -90 kg).

Idade dos medalhistas

Idade dos 56 medalhistas dos Jogos Olímpicos Tokyo 2020. Fontes: www.ijf.org e www.judoinside.com

Assim como foi observado nos medalhistas do Campeonato Mundial Sênior 2021, a idade dos(as) medalhistas olímpicos(as) neste ano variou entre 20 (Daria Bilodid - UKR) e 32 anos (Teddy Riner - FRA) de idade.


Posicionamento na súmula (cabeças-de-chave)

Posicionamento dos medalhistas na súmula conforme sua colocação no Ranking Mundial IJF (oito cabeças-de-chave ou sorteado aleatoriamente).

A maior parte dos(as) medalhistas estava posicionado(a) como cabeça-de-chave (entre os 8 melhores no Ranking Mundial de sua categoria). Mais da metade estava entre a 1ª e 4ª posição na súmula, que na maior parte dos casos apresenta a vantagem de ter um combate a menos que outros competidores.

No feminino, 22 medalhistas estavam entre as quatro melhores no Ranking Mundial de suas categorias. Apenas 2 atletas que não eram cabeças-de-chave subiram ao pódio (Centracchio/ITA e Taimazova/ROC).

No masculino, 14 medalhistas estavam entre os cabeças-de-chave número 1, 2, 3 ou 4. Seis categorias tiveram medalhistas que foram sorteados aleatoriamente nas súmulas, sendo 2 campeões (Ono/JPN e Nagase/JPN), 1 vice-campeão (Trippel/GER) e 4 medalhistas de bronze (Mkheidze/FRA, Cargnin/BRA, Borchashvili/AUT e Riner/FRA).


Participações em eventos prévios

Quantidade de participações dos medalhistas olímpicos em eventos do IJF World Tour na temporada 2021 (antes dos Jogos Olímpicos Tokyo 2020). 

Quase dois terços dos(as) medalhistas olímpicos participou em até 3 eventos do IJF World Judo Tour antes de disputar os Jogos Olímpicos. A maioria conquistou uma ou mais medalhas nestas participações prévias, sendo que somente 6 atletas deste grupo subiram no pódio pela primeira vez em 2021 nos Jogos Olímpicos: Ono/JPN, Aguiar/BRA, Cargnin/BRA, Cho/KOR, Centracchio/ITA e Ortiz/CUB.

Quantidade dos(as) medalhistas nos Jogos Olímpicos Tokyo 2020 que não participaram (em azul escuro) e que participaram (e suas classificações, em cores claras) no Campeonato Mundial Sênior 2021.

Mais da metade dos(as) medalhistas olímpicos não participou no Campeonato Mundial Sênior que ocorreu um mês e meio antes dos Jogos Olímpicos. De fato, somente 11 medalhistas olímpicos haviam subido no pódio do último Campeonato Mundial Sênior e apenas a francesa Clarice Agbegnenou conseguiu 2 medalhas de ouro nestes eventos (na verdade 3, se contarmos a medalha na disputa por equipes).


Você sabia que partir de R$20,00 (US$4,00) você tem acesso à cursos online de capacitação para treinadores de judô?
Mas estes valores são por tempo limitado! 
Acesse abaixo:

Curso #4 - Aprenda a analisar vídeos de combates usando o MS Excel
https://pay.hotmart.com/L48866393T?off=g7d61cls

Curso #3 - Organize dados de testes físicos e crie relatórios individuais para seus alunos/atletas
https://pay.hotmart.com/L39218920S?off=qo8jcgdf

Curso #2 - Capacitação voltada para o desenvolvimento de judocas de 7 a 14 anos, com quatro especialistas em treinamento e aprendizagem
https://pay.hotmart.com/Q30006659Y?off=k1ulmarv

Curso #1 - Nosso curso de maior sucesso no Brasil e no mundo, apresentando conceitos importantes para o treinamento e monitoramento de atletas de judô da base ao alto rendimento
https://pay.hotmart.com/N26465871P?off=1zp7if9k


OBSERVAÇÕES:
1. Use os links acima para acessar o valor promocional (25% off, por tempo limitado)
2. Para saber detalhes dos cursos, acesse https://space.hotmart.com/judodebase



Comentários

Postagens mais acessadas no mês

IPPON - Programa de aquecimento para atletas de judô

Em artigo recente publicado na BMJ Open Sport & Exercise Medicine , von Gerhardt e colaboradores apresentam um programa de aquecimento específico para atletas de judô visando o desenvolvimento da flexibilidade, agilidade, equilíbrio, coordenação, força e estabilidade. IPPON - Injury Prevention and Performance Optimization Netherlands O programa foi desenvolvido por um grupo de transferência de conhecimentos composto por 14 profissionais (médicos, fisioterapeutas, treinadores, gestores e pesquisadores). Neste artigo, os autores apresentam uma proposta de programa que posteriormente terá sua eficácia e viabilidade analisada em um estudo randomizado controlado. A proposta do programa é contribuir na prevenção de lesões de ombros, joelhos e tornozelos, incluindo duas vezes por semana 12 exercícios (de uma lista de 36) no aquecimento. Os autores disponibilizaram uma lista com a versão final dos exercícios selecionados na qual é possível clicar em cada exercício e ter acesso aos vídeos

Tabelas Classificatórias de testes físicos para judocas de 13 a 16 anos

Clique aqui para acessar o Proceedings Book Em um dos trabalhos apresentados no 6th European Judô Science & Research Symposium (Zagreb, 2019), Monteiro e colaboradores investigaram o desempenhos físico de jovens judocas. No estudo, 430 judocas portugueses do sexo masculino realizaram: 🏃 9 testes físicos gerais que mensurar aptidão aeróbia, força de preensão manual, flexibilidade, potência muscular e resistência muscular localizadas 🥋 1 teste específico (Special Judo Fitness Test) Os desempenhos dos judocas de 13/14 anos foram inferiores aos resultados dos atletas de 15/16 anos. Os autores elaboraram tabelas classificatórias dos testes para as duas classes etárias: Tabelas Classificatórias para judocas do sexo masculino com 13 e 14 anos de idade Importante : Vale notar que (provavelmente por um erro de digitação) os valores de frequência cardíaca final e frequência cardíaca após 1 minuto estão invertidos nesta tabela de 13-14 anos. Ou seja, os valores que estão indicados como muit

Conheça nossos cursos para treinadores/as e profissionais de esporte/atividade física

Desde de 2020, a Judô de Base E-learning busca contribuir com a formação de treinadores(as) e profissionais do esporte/atividade física com cursos e minicursos online sobre diversos temas.  Vantagens: Acesso ilimitado: realize no seu ritmo e reveja sempre que precisar Materiais adicionais para download e certificado digital Legendas em ESP, ENG, ITA e POR Suporte contínuo dos professores e acesso a grupo exclusivo no Whatsapp Saiba mais em  https://hotmart.com/pt-br/club/judodebase