Pular para o conteúdo principal

Analista de desempenho no judô


O objetivo central desta postagem será falar um pouco sobre a análise de desempenho, uma função bem estabelecida no exterior em diversas modalidades (inclusive no judô) que vem crescendo no Brasil nos últimos anos, especialmente no futebol.

Paralelamente à atuação como treinador, nos últimos oito anos tenho desenvolvido modelos de análise de desempenho com os atletas do GR Barueri (até 2015) e da SEJEL Cotia (atualmente). A sistematização e monitoramento do trabalho ao longo destes anos gerou dados que resultaram em uma dissertação, um artigo e outros em andamento.

Mais recentemente, tive oportunidades de desenvolver este trabalho com atletas das seleções brasileiras de base e em análises freelance de adversários para alguns atletas.

Nesta postagem, pretendo focar no modelo de análise de desempenho técnico-tático para o judô que tenho implantado nestes trabalhos, com base acadêmica nos estudos de Emerson Franchini, Michel Calmet, Marek Adam, Stanislaw Sterkowicz, Bianca Miarka, Dariusz Boguszewski e outros autores.

Qual o objetivo da análise de desempenho?

A análise de desempenho tem por objetivo monitorar os aspectos físicos, técnicos e táticos dos atletas durante os treinamentos e competições, de maneira individual e coletiva.

Com estes dados é possível relatar os padrões predominantes e determinantes, bem como os aspectos positivos e os aspectos que podem ser melhorados no perfil do atleta e no treinamento que está sendo desenvolvido.






Informações objetivas para a preparação técnico-tática

Uma das características mais conhecidas da análise de desempenho é o scout ou análise técnico-tática notacional, que permite quantificar as ações realizadas nos combates, visando apontar o comportamento que conduz ao desempenho.

O processo de análise de vídeos é composto por três passos:
  1. Captura dos vídeos, por filmagem ou nos bancos de dados; 
  2. Análise via softwares específicos; 
  3. Compartilhamento dos vídeos e relatórios com a comissão e atletas. 

A análise é realizada por meio de softwares que permitem a notação em tempo real ou, mais comum nos esportes de combate, a análise dos vídeos após a competição.


Análise de combate realizada com o software FRAMI.

Este tipo de análise permite apontar parâmetros de frequência, variação e efetividade das técnicas, bem como da estrutura temporal dos combates.
Ao analisar combates ao longo de uma competição ou temporada, é possível gerar informações decisivas para a organização de sessões de preparação técnico-táticas.



As figuras abaixo apresentam os perfis técnico-táticos de um atletas em duas temporadas (2013 e 2014).

Com as diversas plataformas disponíveis atualmente que permitem ter acesso aos videos dos atletas (Judobase, Youtube, Dartfish.tv), torna-se viável realizar análises sob demanda, gerando relatórios com informações dos atletas ou possíveis adversários em competições internacionais.


Relatório de perfil técnico-tático

O relatório abaixo visa apresentar de forma resumida as informações dos atletas analisados. Neste exemplo, foi analisado o desempenho técnico-tático do atleta Shohei Ono (Japão) durante o World Championships Seniors 2015 (Astana), com base nos vídeos disponíveis no site www.judobase.org.





O primeiro quadro (rosa/verde) resume os parâmetros de efetividade de ataque (pontos conquistados/ataques realizados), frequência de ataques (indicador de ofensividade) e pontos conquistados pelo atleta e por seus oponentes (sofridos).

No segundo quadro (amarelo), são apresentadas informações sobre as punições a favor e contra o atleta.

O primeiro gráfico apresenta o perfil de ações técnicas, da mais frequente para a menos frequente, e efetividade destas ações.

Finalmente, os dois gráficos menores trazem informações sobre a frequência de ataques e sua efetividade por direções e no solo. O critério de direções é baseado em publicações como a de Franchini et al. (2008).


Para conhecer mais

Para quem quiser entender mais sobre o assunto, nos próximos dias 13 e 14 de maio será realizado na EEFE-USP o curso de difusão de Análise da estrutura temporal e das ações técnicas em modalidades de combate, ministrado pelo Prof. Dr. Emerson Franchini.

Clique na imagem para ser direcionado ao site do curso.


Consultoria em análise de desempenho

Dado que a análise de vídeos e organização das informações em relatórios é algo que exige tempo, prática e conhecimento com os softwares de análise e com o Excell, seria interessante que um profissional com estas características fizesse parte da equipe multidisciplinar.


Atualmente, tenho desenvolvido consultoria em análise de desempenho, estabelecendo modelos de relatórios de desempenho técnico-tático, físico e de carga de treinamento que gerem as informações adequadas para cada equipe/atleta.


Caso haja interesse em obter maiores informações, ou até mesmo realizar um orçamento das análises, seguem abaixo meus contatos:
maagostinho@hotmail.com ou maagostinho@usp.com.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais acessadas no mês

Finalistas dos Mundiais 2024: formas de ataque e transições

 Desde 2017 tenho postado aqui no blog alguns levantamentos das ações técnicas de medalhistas nos Campeonatos Mundiais Cadete, Júnior e Sênior. Este ano, embora tenha conseguido realizar o levantamento das mulheres finalistas no Mundial Sênior de Abu Dhabi , acabei não conseguindo seguir com as análises dos finalistas do sexo masculino com a mesma agilidade, bem como com os(as) finalistas dos Mundiais Cadete (Lima) e Júnior (Dushanbe). Desta forma, achei melhor reunir todos os levantamentos dos 3 eventos ao longo das próximas postagens, apresentando um perfil das ações técnicas que geraram pontuações realizadas pelos(as) finalistas dos Mundiais Sênior (Abu Dhabi), Cadete (Lima) e Júnior (Dushanbe) de 2024. Iniciaremos com as formas de ataque em nage-waza e transições para ne-waza efetivas dos(as) finalistas dos Mundiais 2024. 137 pontuações foram conquistadas com nage-waza dinâmicos . Os ataques realizados durante a disputa de kumi-kata foram os nage-waza dinâmicos mais frequentes (5

IPPON - Programa de aquecimento para atletas de judô

Em artigo recente publicado na BMJ Open Sport & Exercise Medicine , von Gerhardt e colaboradores apresentam um programa de aquecimento específico para atletas de judô visando o desenvolvimento da flexibilidade, agilidade, equilíbrio, coordenação, força e estabilidade. IPPON - Injury Prevention and Performance Optimization Netherlands O programa foi desenvolvido por um grupo de transferência de conhecimentos composto por 14 profissionais (médicos, fisioterapeutas, treinadores, gestores e pesquisadores). Neste artigo, os autores apresentam uma proposta de programa que posteriormente terá sua eficácia e viabilidade analisada em um estudo randomizado controlado. A proposta do programa é contribuir na prevenção de lesões de ombros, joelhos e tornozelos, incluindo duas vezes por semana 12 exercícios (de uma lista de 36) no aquecimento. Os autores disponibilizaram uma lista com a versão final dos exercícios selecionados na qual é possível clicar em cada exercício e ter acesso aos vídeos