Pular para o conteúdo principal

Zagreb Grand Prix 2021: análises das(os) campeãs/campeões

Neste final de semana foi realizado em Zagreb (CRO) o primeiro Grand Prix após os Jogos Olímpicos, reunindo 243 atletas de 35 países. Embora uma parte dos(as) campeões/campeãs tenha elevada experiências em Mundiais Sênior e/ou Jogos Olímpicos (5 atletas), a maioria dos medalhistas de ouro foram atletas que estão buscando "seu lugar ao sol" no IJF World Tour. Vejamos alguns levantamentos das técnicas efetivas (que geraram pontuações) destes 14 atletas:

Formas de ataque em nage-waza e transições tachi-waza para ne-waza que geraram pontuações para os(as) campeões/campeãs do Zagreb Grand Prix 2021.

Projeções executadas durante a disputa de kumi-kata foi a forma de ataque em nage-waza mais frequente, tendo sido utilizada por nove medalhistas de ouro.

O holandês Jur Spijkers (ouro, +100 kg) conquistou 3 pontos atacando durante a disputa de kumi-kata.

As transições sequenciais e oportunistas foram as que geraram maior quantidade de pontuações entre este grupo de medalhistas. A transição sequencial foi utilizada por 6 medalhista de ouro, ao passo que a transição oportunista foi efetiva para 4 campeões/campeãs.

Tato Grigalashvili (GEO) avançou para a final da categoria -81kg vencendo o combate com uma transição sequencial.

Yoko-shiho-gatame, sumi-otoshi e ko-soto-gake foram as técnicas efetivas mais frequentes entre os 14 medalhistas de ouro. As técnicas de domínio (katame-waza) foram utilizadas de forma efetiva por 10 medalhistas de ouro, enquanto as técnicas de projeção (nage-waza) geraram pontuações para 13 atletas deste grupo. 

Wordcloud das técnicas efetivas dos(as) campeões/campeãs do Zagreb Grand Prix 2021.

A configuração de kumi-kata mais frequente nas técnicas de projeção efetivas foi a pegada na região da cintura. Este tipo de kumi-kata foi efetivo para 6 campeões e 1 campeã. 

Configurações de kumi-kata utilizados nas técnicas de projeção efetivas dos medalhistas de ouro do Zagreb Grand Prix 2021.

Na presente análise, o kumi-kata cinturando envolve diferentes possibilidades de posicionamento das mão na região da cintura, incluindo o kumi-kata com as duas mão na região dorsal. Um estudo recente que analisou combates de eventos do IJF World Tour (152 atletas) apontou que a configuração com ambas as mãos na região dorsal é uma das configurações menos frequente mas com maior eficácia (acesse o artigo aqui).

Mammadali Mehdiyev (AZE) venceu a final da categoria -90kg utilizando a configuração de kumi-kata com as duas mão na região dorsal.


ANALISE O DESEMPENHO TÉCNICO-TÁTICO DA SUA EQUIPE!

Inscreva-se agora no minicurso online Análise de desempenho com MS Excel: https://pay.hotmart.com/L48866393T?off=g7d61cls
Curso em português, com legendas em inglês, espanhol e italiano.

Conheça nossos quatro cursos em https://space.hotmart.com/judodebase


Nota: Os dados e gifs apresentados neste post foram coletados a partir do vídeos disponíveis no site www.ippon.org  . As informações apresentadas são uma análise descritiva, com valores absolutos e/ou relativos de alguns aspectos analisados nos vídeos disponíveis. Ainda que tenham sido apresentados alguns comentários, cabe ressaltar que não foram realizadas análises de probabilidade ou análises estatísticas inferenciais.


Comentários

Postagens mais acessadas no mês

IPPON - Programa de aquecimento para atletas de judô

Em artigo recente publicado na BMJ Open Sport & Exercise Medicine , von Gerhardt e colaboradores apresentam um programa de aquecimento específico para atletas de judô visando o desenvolvimento da flexibilidade, agilidade, equilíbrio, coordenação, força e estabilidade. IPPON - Injury Prevention and Performance Optimization Netherlands O programa foi desenvolvido por um grupo de transferência de conhecimentos composto por 14 profissionais (médicos, fisioterapeutas, treinadores, gestores e pesquisadores). Neste artigo, os autores apresentam uma proposta de programa que posteriormente terá sua eficácia e viabilidade analisada em um estudo randomizado controlado. A proposta do programa é contribuir na prevenção de lesões de ombros, joelhos e tornozelos, incluindo duas vezes por semana 12 exercícios (de uma lista de 36) no aquecimento. Os autores disponibilizaram uma lista com a versão final dos exercícios selecionados na qual é possível clicar em cada exercício e ter acesso aos vídeos

Tabelas Classificatórias de testes físicos para judocas de 13 a 16 anos

Clique aqui para acessar o Proceedings Book Em um dos trabalhos apresentados no 6th European Judô Science & Research Symposium (Zagreb, 2019), Monteiro e colaboradores investigaram o desempenhos físico de jovens judocas. No estudo, 430 judocas portugueses do sexo masculino realizaram: 🏃 9 testes físicos gerais que mensurar aptidão aeróbia, força de preensão manual, flexibilidade, potência muscular e resistência muscular localizadas 🥋 1 teste específico (Special Judo Fitness Test) Os desempenhos dos judocas de 13/14 anos foram inferiores aos resultados dos atletas de 15/16 anos. Os autores elaboraram tabelas classificatórias dos testes para as duas classes etárias: Tabelas Classificatórias para judocas do sexo masculino com 13 e 14 anos de idade Importante : Vale notar que (provavelmente por um erro de digitação) os valores de frequência cardíaca final e frequência cardíaca após 1 minuto estão invertidos nesta tabela de 13-14 anos. Ou seja, os valores que estão indicados como muit

Conheça nossos cursos para treinadores/as e profissionais de esporte/atividade física

Desde de 2020, a Judô de Base E-learning busca contribuir com a formação de treinadores(as) e profissionais do esporte/atividade física com cursos e minicursos online sobre diversos temas.  Vantagens: Acesso ilimitado: realize no seu ritmo e reveja sempre que precisar Materiais adicionais para download e certificado digital Legendas em ESP, ENG, ITA e POR Suporte contínuo dos professores e acesso a grupo exclusivo no Whatsapp Saiba mais em  https://hotmart.com/pt-br/club/judodebase