Pular para o conteúdo principal

Triangulação de direções no judô

"Não prever, é já lamentar."

A frase de Leonardo da Vinci muitas vezes se aplica nas modalidades de combate. 

No judô, atletas que possuem sistemas de ataque previsíveis tendem oferecer menos dificuldades para seus oponentes. Por outro lado, quando o sistema de ataque é menos previsível, uma dificuldade adicional é oferecida aos adversários, evitando que eles possam antecipar continuamente as ações. 

Algumas pesquisas têm demonstrado que a variação de direções de desequilíbrio parece ser um fator importante no desempenho técnico-tático de atletas de judô:




Artigos que analisaram a variabilidade de direções de desequilíbrio. 

Esta variabilidade pode ser analisada de diversas formas. As oito direções proposta no happo kuzushi possivelmente seria a forma mais tradicional para este tipo de análise.

Happo kuzushi: 8 direções de desequilíbrio


Mas, ao analisar as execuções das técnicas de projeção (nage-waza), propostas mais simplificada (que consideram menos direções de desequilíbrio) parecem ser mais práticas/didáticas para o ensino-aprendizagem-treinamento. 

Apresentação gráfica da frequência relativa de ataques (em azul) e pontos conquistados (em verde) da multimedalhista mundial/olímpica Clarisse Agbegnenou (FRA, 63kg) considerando 6 direções de desequilíbrio. Este é o modelo de análise de desempenho utilizado no judodata.com 

Calmet e Ahmaidi apresentam uma proposta de análise com 4 direções de desequilíbrio.

Exemplo da proposta de análise da variabilidade de direções de desequilíbrio em 4 direções.


Nesta proposta, um oponente que ataca em apenas uma direção induz apenas um ponto de desequilíbrio e, com duas direções de ataque, provoca uma linha de
desequilíbrio (ambas as situações razoavelmente fáceis de serem controladas). 

Trecho do curso #1 da Judô de Base E-learning: Pedagogia Complexa e Monitoramento Integrado discutindo a relevância da variação de direções de desequilíbrio. 


Porém, com três direções de ataque, o adversário terá que organizar um sistema de defesa em três linhas de desequilíbrio (um triângulo), criando grande dificuldade e incerteza na defesa.

Possibilidades de Triangulação de Desequilíbrio, considerado um sistema de ataque menos previsível. 

Essa capacidade de triangular as direções de desequilíbrio é uns dos parâmetros frequentemente observado em atletas medalhistas nos eventos do IJF World Tour.


No World Championship Senior Tashkent 2022, Mayra Aguiar (BRA, 78kg) conseguiu pontuar em três direções diferentes ao longo dos combates que a levaram a medalha de ouro. 


Em um dos seus combates no Tbilisi Grand Slam, o coreano Joonhwan Lee (ouro no -81kg) ataca em 3 direções,  conseguindo ser efetivo em 2 direções. A Triangulação de Desequilíbrio parece ter sido um fator importante em seu sistema de ataque, reduzindo a previsibilidade de seus ataques.


Portanto, vale a pena monitorar e estimular progressivamente este tipo de variabilidade.
🥋🔺️



Este é um dos temas discutidos nos cursos da Judô de Base E-learning. Confira e use o cupom JUDODEBASE para ter um desconto especial.


https://space.hotmart.com/judodebase


Comentários

Postagens mais acessadas no mês

IPPON - Programa de aquecimento para atletas de judô

Em artigo recente publicado na BMJ Open Sport & Exercise Medicine , von Gerhardt e colaboradores apresentam um programa de aquecimento específico para atletas de judô visando o desenvolvimento da flexibilidade, agilidade, equilíbrio, coordenação, força e estabilidade. IPPON - Injury Prevention and Performance Optimization Netherlands O programa foi desenvolvido por um grupo de transferência de conhecimentos composto por 14 profissionais (médicos, fisioterapeutas, treinadores, gestores e pesquisadores). Neste artigo, os autores apresentam uma proposta de programa que posteriormente terá sua eficácia e viabilidade analisada em um estudo randomizado controlado. A proposta do programa é contribuir na prevenção de lesões de ombros, joelhos e tornozelos, incluindo duas vezes por semana 12 exercícios (de uma lista de 36) no aquecimento. Os autores disponibilizaram uma lista com a versão final dos exercícios selecionados na qual é possível clicar em cada exercício e ter acesso aos vídeos ...

Força máxima no judô

Em mais um post interessante compartilhado no Judo Training Info, administrado pelo Felipe Sanchez, tive acesso à um material didático sobre a proposta de preparação física da Equipe Alemã de Judô. Acesse o artigo aqui Ao acessar o artigo original (disponível no link acima), me chamou a atenção as tabelas com valores de referência para força máxima para os atletas das classes Sênior e Sub-21 (masculino e feminino): Veja a forma de execução padronizada pela Equipe Alemã de Judô nesta playlist:  https://youtube.com/playlist?list=PLZOOND0QXndOzbhYipu90tFq1yM-Oywk5 Outra referência interessante sobre força máxima de atletas de judô foi apresentada pelo Prof. Dr. Emerson Franchini, com valores de IRM de atletas japoneses: O monitoramento de desempenho físico é um dos temas discutidos em alguns dos cursos online da Judo de Base E-learning Conheça os cursos no link: https://hotmart.com/pt-br/club/public/judodebase/products

Lançamento do livro Ensino de lutas: reflexões e propostas de programas

Tive a honra de colaborar com o capítulo "Judô na puberdade e adolescência" Princípios pedagógicos e metodológicos no ensino das lutas ( Fabrício Boscolo Del Vecchio e Emerson Franchini)   Os valores na pedagogia das lutas, artes marciais e modalidadesesportivas de combate ( Cristiano Roque Antunes Barreira)   Ensino de defesa pessoal na educação básica e no ensino superior ( Fabrício Boscolo Del Vecchio) A cultura capoeira como fonte pedagógica da prática capoeira (Pedro Henrique Martins Valério e Cristiano Roque Antunes Barreira) Pedagogia do judô sob a perspectiva do esporte educacional (Douglas Montel) Judô na puberdade e adolescência ( Marcus Agostinho) Karate-do: A arte das mãos vazias ( Keith Sato Urbinati) Taekwondo (Paula Avakian e Diego Souto Morine) Pedagogia do ensino da luta olímpica em escolas (Bianca Miarka e Rosangela Silva da Conceição)   Programas de lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate para crianças da segunda...