"Não prever, é já lamentar."
Trecho do curso #1 da Judô de Base E-learning: Pedagogia Complexa e Monitoramento Integrado discutindo a relevância da variação de direções de desequilíbrio.
A frase de Leonardo da Vinci muitas vezes se aplica nas modalidades de combate.
No judô, atletas que possuem sistemas de ataque previsíveis tendem oferecer menos dificuldades para seus oponentes. Por outro lado, quando o sistema de ataque é menos previsível, uma dificuldade adicional é oferecida aos adversários, evitando que eles possam antecipar continuamente as ações.
Algumas pesquisas têm demonstrado que a variação de direções de desequilíbrio parece ser um fator importante no desempenho técnico-tático de atletas de judô:
Artigos que analisaram a variabilidade de direções de desequilíbrio.
Esta variabilidade pode ser analisada de diversas formas. As oito direções proposta no happo kuzushi possivelmente seria a forma mais tradicional para este tipo de análise.
![]() |
Happo kuzushi: 8 direções de desequilíbrio |
Mas, ao analisar as execuções das técnicas de projeção (nage-waza), propostas mais simplificada (que consideram menos direções de desequilíbrio) parecem ser mais práticas/didáticas para o ensino-aprendizagem-treinamento.
![]() |
Apresentação gráfica da frequência relativa de ataques (em azul) e pontos conquistados (em verde) da multimedalhista mundial/olímpica Clarisse Agbegnenou (FRA, 63kg) considerando 6 direções de desequilíbrio. Este é o modelo de análise de desempenho utilizado no judodata.com |
Calmet e Ahmaidi apresentam uma proposta de análise com 4 direções de desequilíbrio.
![]() |
Exemplo da proposta de análise da variabilidade de direções de desequilíbrio em 4 direções. |
Nesta proposta, um oponente que ataca em apenas uma direção induz apenas um ponto de desequilíbrio e, com duas direções de ataque, provoca uma linha de
desequilíbrio (ambas as situações razoavelmente fáceis de serem controladas).
Porém, com três direções de ataque, o adversário terá que organizar um sistema de defesa em três linhas de desequilíbrio (um triângulo), criando grande dificuldade e incerteza na defesa.
![]() |
Possibilidades de Triangulação de Desequilíbrio, considerado um sistema de ataque menos previsível. |
Essa capacidade de triangular as direções de desequilíbrio é uns dos parâmetros frequentemente observado em atletas medalhistas nos eventos do IJF World Tour.
No World Championship Senior Tashkent 2022, Mayra Aguiar (BRA, 78kg) conseguiu pontuar em três direções diferentes ao longo dos combates que a levaram a medalha de ouro.
Em um dos seus combates no Tbilisi Grand Slam, o coreano Joonhwan Lee (ouro no -81kg) ataca em 3 direções, conseguindo ser efetivo em 2 direções. A Triangulação de Desequilíbrio parece ter sido um fator importante em seu sistema de ataque, reduzindo a previsibilidade de seus ataques.
Portanto, vale a pena monitorar e estimular progressivamente este tipo de variabilidade.
🥋🔺️
Comentários
Postar um comentário