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O JOGO COMO MÉTODO DE ENSINO DO JUDÔ NA PERSPECTIVA DO ESPORTE EDUCACIONAL

O JOGO COMO MÉTODO DE ENSINO DO JUDÔ NA PERSPECTIVA DO ESPORTE EDUCACIONAL
1Montel, Douglas; 2Paiva, Rodrigo,³Silverio Netto, José Evaristo e4Menocci,Rodrigo
1Coord. Núcleo Pedagógico Multidisciplinar e Gerente Esportivo do Judô do Grêmio Recreativo Barueri, 2Coord.Instituto Esporte e Educação; Coord.Curso de Ed.Física da Faculdade Mario Schenberg,³ Consultor  Técnico do Grêmio Recreativo Barueri e 4 Gerente de Esportes Grêmio Recreativo Barueri  e  5Patrícia Pascon.
O judô é uma arte marcial de origem japonesa idealizada pelo Mestre Jigoro Kano há um século e meio. Historicamente a modalidade foi desenvolvida em academias de ensino de artes marciais sob a justificativa de educar natural/integralmente os praticantes. Os objetivos deste trabalho foram: realizar uma análise crítica sob os modelos tradicionais de ensino da modalidade; propor, baseado nas metodologias inovadoras de ensino de esportes, uma nova perspectiva de o judô ser considerado fator de educação integral por meio da prática do esporte educacional. Método: Revisão bibliográfica seguida de um plano de intervenção/experimentação dos jogos educacionais dirigidos às lutas durante 25 aulas da modalidade judô, aplicadas a crianças de 7 a 12 anos, alunas do Grêmio Recreativo de Barueri. Resultados: Foi possível observar que o método predominantemente descrito pela literatura específica para o ensino das artes marciais é o exercício. Atividades previsíveis, descontextualizadas do real momento da luta e sem nenhuma descrição clara de objetivos ou métodos para a educação integral. Estes autores identificaram literaturas referentes ao esporte educacional que sinalizam novas possibilidades orientadas no ensino de conceitos, procedimentos e atitudes pautado nos princípios: inclusão de todos, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia e construção coletiva. O método privilegiado, na literatura, para a promoção da educação integral por meio da prática esportiva, é o JOGO. Conclusão: O jogo, como conteúdo e estratégia para o ensino do judô, apresenta possibilidades de desenvolvimento das técnicas da modalidade, dos padrões de movimento esperados para a realização dos golpes, assim como para o estímulo da compreensão tática de ataque e defesa inerente à qualquer luta, promove um espaço de relacionamento interpessoal que em geral está ausente nos exercícios, é um espaço de predominante motivação e por esses motivos se justifica como metodologia de ensino do judô dentro da dimensão educacional do esporte.

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