Desde 2017, tenho postado algumas análises de medalhistas em Campeonatos Mundiais de Judô. A primeira análise foi bastante simplificada, apresentando uma tabela com as técnicas e direções de ataque que os/as 14 campeões/campeãs do Mundial Senior Budapeste 2017 usaram em suas pontuações conquistadas neste evento.
De lá para cá, outros parâmetros foram incluidos nas postagens sobre esta temática, sempre buscando apresentar uma análise descritiva focada na variabilidade técnica das ações efetivas (i.e., ações que geraram pontuações) dos medalhistas dos Mundiais Sênior, Júnior, Cadete e de alguns outros eventos do IJF World Judo Tour. Alguns destes levantamentos se desdobraram em artigos acadêmicos:
- 2020: Observational analysis of the variability of actions in judo: the key for success?
- 2024: "The MacGyver solution": using no-code app to tracking sport technical-tactical profile
![]() |
Dashboard interativo das análises dos/as campeões/campeãs mundiais sênior 2025 ACESSE AQUI |
- Ataques executados: todos ataques realizados pelo atleta, com desequilíbrio (kuzushi) e encaixe (tsukuri) evidentes; quando este termo é usado, inclui ataques geraram pontuações e também ataques que não geraram pontuações e estão presentes no primeiro painel do dashboard acima;
- Ataques efetivos: ataques que resultaram em pontuações (yuko, waza-ari e/ou ippon); estes dados estão presentes no segundo painel do dashboard acima;
- Punições a favor do tori: punições que foram aplicadas ao oponente, gerando uma vantagem para o/a campeão/campeã; estes são apresentados no quarto painel do dashboard acima.;
- Punições a favor do uke: punições sofridas pelo atleta analisado, gerando uma vantagem para seus oponentes; estes são também apresentados no quarto painel do dashboard acima.
Ritmo de ataque e punições
![]() |
Punições a favor e contra as campeãs mundiais 2025 (feminino). |
No masculino, embora o ritmo de ataque tenha sido similar ao das mulheres, nem todos apresentaram superioridade na quantidade de ataques acumulados ao longo de seus combates em relação à quantidade de ataques dos seus oponentes. Esta diferença parece estar de alguma forma associada ao perfil de punições deles, sendo shido por ataque falso a punição a favor mais frequente e shido por falta de combatividade a punição mais sofrida.
Variabilidade de técnicas de nage-waza
Entre os/as 14 medalhistas de ouro neste mundial, 12 executaram mais de 10 técnicas de nage-waza diferentes durante seus combates. Apenas 2 mulheres tiveram um sistema de ataque com menor quantidade de técnicas de nage-waza (Haruka Kaju aplicou 5 técnicas e Eteri Liparteliani executou 7 técnicas). Os demais variaram entre 10 a 15 técnicas diferentes, sendo estas maiores quantidade executadas por Timur Arbuzov e Joan Gaba.
Formas de ataque em nage-waza
Observando as técnicas de nage-waza efetivas, as formas de ataque dinâmicas foram prevalentes.
Entre as 7 mulheres campeãs, das 31 pontuações por nage-waza, 9 pontos foram conquistas com ataques durante a disputa de kumi-kata, 6 pontos quando a tori estava com uma mão estabilizada e atacou quando apoiou a segunda mão, e 5 pontos foram marcados com ataques imediatamente após estabelecer o kumi-kata.
![]() |
Exemplos de ataques dinâmicos executados pelas campeãs mundiais 2025. |
Ataques dinâmicos também foram os mais frequentes entre os homens, representando metade das pontuações conquistadas pelos 7 campeões. Foram 16 pontos em ataques na disputa do kumi-kata, 3 ataques com uma mão estabilizada e atacando quando apoia a segunda mão, e 2 pontos em ataques imediatos.
A maior parte dos homens apresentou variabilidade neste parâmetro técnico-tático, pontuando com formas de ataque dinâmicas + oportunistas + dominando.
Formas de transição para ne-waza
Resumindo
- Ritmo de ataque ~2.0 ataques/minuto;
- Sistema de ataque com elevada variabilidade de técnicas de nage-waza, executando de 10 a 15 técnicas diferentes em 3-4 direções de desequilíbrio;
- Formas de ataque dinâmicas foram predominantes nas pontuações conquistas via nage-waza;
- Transições sequenciais e oportunistas foram as mais frequentes e as mais efetivas.
Comentários
Postar um comentário