Pular para o conteúdo principal

Analista de desempenho no judô


O objetivo central desta postagem será falar um pouco sobre a análise de desempenho, uma função bem estabelecida no exterior em diversas modalidades (inclusive no judô) que vem crescendo no Brasil nos últimos anos, especialmente no futebol.

Paralelamente à atuação como treinador, nos últimos oito anos tenho desenvolvido modelos de análise de desempenho com os atletas do GR Barueri (até 2015) e da SEJEL Cotia (atualmente). A sistematização e monitoramento do trabalho ao longo destes anos gerou dados que resultaram em uma dissertação, um artigo e outros em andamento.

Mais recentemente, tive oportunidades de desenvolver este trabalho com atletas das seleções brasileiras de base e em análises freelance de adversários para alguns atletas.

Nesta postagem, pretendo focar no modelo de análise de desempenho técnico-tático para o judô que tenho implantado nestes trabalhos, com base acadêmica nos estudos de Emerson Franchini, Michel Calmet, Marek Adam, Stanislaw Sterkowicz, Bianca Miarka, Dariusz Boguszewski e outros autores.

Qual o objetivo da análise de desempenho?

A análise de desempenho tem por objetivo monitorar os aspectos físicos, técnicos e táticos dos atletas durante os treinamentos e competições, de maneira individual e coletiva.

Com estes dados é possível relatar os padrões predominantes e determinantes, bem como os aspectos positivos e os aspectos que podem ser melhorados no perfil do atleta e no treinamento que está sendo desenvolvido.






Informações objetivas para a preparação técnico-tática

Uma das características mais conhecidas da análise de desempenho é o scout ou análise técnico-tática notacional, que permite quantificar as ações realizadas nos combates, visando apontar o comportamento que conduz ao desempenho.

O processo de análise de vídeos é composto por três passos:
  1. Captura dos vídeos, por filmagem ou nos bancos de dados; 
  2. Análise via softwares específicos; 
  3. Compartilhamento dos vídeos e relatórios com a comissão e atletas. 

A análise é realizada por meio de softwares que permitem a notação em tempo real ou, mais comum nos esportes de combate, a análise dos vídeos após a competição.


Análise de combate realizada com o software FRAMI.

Este tipo de análise permite apontar parâmetros de frequência, variação e efetividade das técnicas, bem como da estrutura temporal dos combates.
Ao analisar combates ao longo de uma competição ou temporada, é possível gerar informações decisivas para a organização de sessões de preparação técnico-táticas.



As figuras abaixo apresentam os perfis técnico-táticos de um atletas em duas temporadas (2013 e 2014).

Com as diversas plataformas disponíveis atualmente que permitem ter acesso aos videos dos atletas (Judobase, Youtube, Dartfish.tv), torna-se viável realizar análises sob demanda, gerando relatórios com informações dos atletas ou possíveis adversários em competições internacionais.


Relatório de perfil técnico-tático

O relatório abaixo visa apresentar de forma resumida as informações dos atletas analisados. Neste exemplo, foi analisado o desempenho técnico-tático do atleta Shohei Ono (Japão) durante o World Championships Seniors 2015 (Astana), com base nos vídeos disponíveis no site www.judobase.org.





O primeiro quadro (rosa/verde) resume os parâmetros de efetividade de ataque (pontos conquistados/ataques realizados), frequência de ataques (indicador de ofensividade) e pontos conquistados pelo atleta e por seus oponentes (sofridos).

No segundo quadro (amarelo), são apresentadas informações sobre as punições a favor e contra o atleta.

O primeiro gráfico apresenta o perfil de ações técnicas, da mais frequente para a menos frequente, e efetividade destas ações.

Finalmente, os dois gráficos menores trazem informações sobre a frequência de ataques e sua efetividade por direções e no solo. O critério de direções é baseado em publicações como a de Franchini et al. (2008).


Para conhecer mais

Para quem quiser entender mais sobre o assunto, nos próximos dias 13 e 14 de maio será realizado na EEFE-USP o curso de difusão de Análise da estrutura temporal e das ações técnicas em modalidades de combate, ministrado pelo Prof. Dr. Emerson Franchini.

Clique na imagem para ser direcionado ao site do curso.


Consultoria em análise de desempenho

Dado que a análise de vídeos e organização das informações em relatórios é algo que exige tempo, prática e conhecimento com os softwares de análise e com o Excell, seria interessante que um profissional com estas características fizesse parte da equipe multidisciplinar.


Atualmente, tenho desenvolvido consultoria em análise de desempenho, estabelecendo modelos de relatórios de desempenho técnico-tático, físico e de carga de treinamento que gerem as informações adequadas para cada equipe/atleta.


Caso haja interesse em obter maiores informações, ou até mesmo realizar um orçamento das análises, seguem abaixo meus contatos:
maagostinho@hotmail.com ou maagostinho@usp.com.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais acessadas no mês

Cada ataque conta: análise detalhada das ações que decidiram os ouros no Mundial Sênior 2025

 Desde 2017, tenho postado algumas análises de medalhistas em Campeonatos Mundiais de Judô. A primeira análise foi bastante simplificada, apresentando uma tabela com as técnicas e direções de ataque que os/as 14 campeões/campeãs do Mundial Senior Budapeste 2017 usaram em suas pontuações conquistadas neste evento .  De lá para cá, outros parâmetros foram incluidos nas postagens sobre esta temática, sempre buscando apresentar uma análise descritiva focada na variabilidade técnica das ações efetivas (i.e., ações que geraram pontuações) dos medalhistas dos Mundiais Sênior, Júnior, Cadete e de alguns outros eventos do IJF World Judo Tour. Alguns destes levantamentos se desdobraram em artigos acadêmicos: 2020: Observational analysis of the variability of actions in judo: the key for success? 2024: "The MacGyver solution": using no-code app to tracking sport technical-tactical profile 2025: The Final Battle! Variability of Performance of Finalists in World Judo Championships Buscand...

Hajime-matte model

 Modelo descrito pelo ex-diretor técnico da GBR, Nigel Donohue, apresentando uma proposta de organização de aspectos técnico-táticos dos combates de judô.  O gerenciamento do combate é um dos pontos apresentados, exemplificando de forma interessante o conceito. Acesse o artigo no site judotraining.info  

IPPON - Programa de aquecimento para atletas de judô

Em artigo recente publicado na BMJ Open Sport & Exercise Medicine , von Gerhardt e colaboradores apresentam um programa de aquecimento específico para atletas de judô visando o desenvolvimento da flexibilidade, agilidade, equilíbrio, coordenação, força e estabilidade. IPPON - Injury Prevention and Performance Optimization Netherlands O programa foi desenvolvido por um grupo de transferência de conhecimentos composto por 14 profissionais (médicos, fisioterapeutas, treinadores, gestores e pesquisadores). Neste artigo, os autores apresentam uma proposta de programa que posteriormente terá sua eficácia e viabilidade analisada em um estudo randomizado controlado. A proposta do programa é contribuir na prevenção de lesões de ombros, joelhos e tornozelos, incluindo duas vezes por semana 12 exercícios (de uma lista de 36) no aquecimento. Os autores disponibilizaram uma lista com a versão final dos exercícios selecionados na qual é possível clicar em cada exercício e ter acesso aos vídeos ...