Pular para o conteúdo principal

World Championships Juniors Bahamas 2018: aspectos técnico-táticos dos medalhistas


Dando sequência aos levantamentos do Campeonato Mundial Junior/Sub 21 Bahamas 2018, nesta postagem são apresentados dados sobre técnicas, pegadas e transições dos medalhistas (masculino).




Das 154 pontuações conquistadas por estes medalhistas, 88% foram obtidas por meio de técnicas de projeção, totalizando 36 técnicas e variações diferentes.

Sumi-otoshi e uchi-mata foram as mais frequentes, sendo utilizadas, respectivamente, por 9 e 8 atletas. Em uma análise pelos grupo de técnicas,  ashi-waza representou 42% das projeções.




Nas projeções executadas por estes atletas, as pegadas mais frequentes foram a pegada tradicional (24%) e pegada alta (23%).





Similar ao observado nas medalhistas, um percentual considerável de pontuações (25%) foram conquistadas via recursos “oportunistas” que envolveram contra-ataques (kaeshi-waza) ou ataques logo após o bloqueio ou esquiva de um ataque do oponente (go-no-sen), como nos exemplos acima (go-no-sen - Papinashvili/Bronze -60 kg; kaeshi-waza - Sekine/Ouro -100 kg).


Analisando as direções das técnicas como técnicas que o uke é projetado para frente ou para trás, 20 medalhistas pontuaram em ambas direções. Um número menor de atletas (8) projetaram nas duas direções e também pontuaram com transições no ne-waza.




As técnicas de domínio representaram 12% do total de pontos conquistados, tendo sido um recurso técnico-tático eficaz para 15 medalhistas. Foram 14 pontuações por imobilizações, 2 por estrangulamentos e 2 por chaves articulares.




Mais da metade das transições efetivas (56%) foram executadas em situações de rápida sequência entre o ataque em tachi-waza defendido pelo uke e a execução de passagem de ne-waza
No exemplo, Koga (campeão -60 kg) executa o okuri-eri-jime após seu oponente defender uma técnica de ashi-waza.



Nota: Os dados apresentados neste post foram coletados a partir do vídeos disponíveis no site www.judobase.org. As fotos fazem parte da galeria de imagens disponíveis no site www.ijf.org.
As informações apresentadas são uma análise descritiva, com valores absolutos e/ou relativos de alguns aspectos analisados nos vídeos disponíveis. Ainda que tenham sido apresentados alguns comentários, cabe ressaltar que não foram realizadas análises de probabilidade ou análises estatísticas inferenciais.

Comentários

Postagens mais acessadas no mês

IPPON - Programa de aquecimento para atletas de judô

Em artigo recente publicado na BMJ Open Sport & Exercise Medicine , von Gerhardt e colaboradores apresentam um programa de aquecimento específico para atletas de judô visando o desenvolvimento da flexibilidade, agilidade, equilíbrio, coordenação, força e estabilidade. IPPON - Injury Prevention and Performance Optimization Netherlands O programa foi desenvolvido por um grupo de transferência de conhecimentos composto por 14 profissionais (médicos, fisioterapeutas, treinadores, gestores e pesquisadores). Neste artigo, os autores apresentam uma proposta de programa que posteriormente terá sua eficácia e viabilidade analisada em um estudo randomizado controlado. A proposta do programa é contribuir na prevenção de lesões de ombros, joelhos e tornozelos, incluindo duas vezes por semana 12 exercícios (de uma lista de 36) no aquecimento. Os autores disponibilizaram uma lista com a versão final dos exercícios selecionados na qual é possível clicar em cada exercício e ter acesso aos vídeos

Exame de graduação: como criar uma planilha para avaliar os judocas

Geralmente boa parte dos professores realizam as avaliações de graduação de judô no último trimestre do ano.  Pensando nisso, gostaria de compartilhar uma forma de anotação que utilizamos nos últimos anos em algumas entidades nas quais lecionei judô. Usamos planilhas (MS Excel, Planilhas Google, etc) para facilitar os registros e cálculo da nota final dos judocas avaliados. Vou mostrar um passo a passo para criar um arquivo que permita este tipo de controle. No final, você também encontrará informações para ter acesso gratuito a este modelo de planilha. Selecione seu combo abaixo e insira o cupom BLACKNOVEMBER Combo 3: nossos dois cursos mais recentes - Tecnologia em Controle de Cargas + Tecnologia em Análise de Desempenho no Judô Combo 2: nossos dois cursos iniciais que já chegaram a treinadores de 25 países - Pedagogia Complexa e Monitoramento Integrado no Judô + Iniciação e Aperfeiçoamento no Judô Combo 1: nossos dois minicursos que vão lhe ajudar a usar o MS Excel para monitorar s

Conheça nossos cursos para treinadores/as e profissionais de esporte/atividade física

Desde de 2020, a Judô de Base E-learning busca contribuir com a formação de treinadores(as) e profissionais do esporte/atividade física com cursos e minicursos online sobre diversos temas.  Vantagens: Acesso ilimitado: realize no seu ritmo e reveja sempre que precisar Materiais adicionais para download e certificado digital Legendas em ESP, ENG, ITA e POR Suporte contínuo dos professores e acesso a grupo exclusivo no Whatsapp Saiba mais em  https://hotmart.com/pt-br/club/judodebase