Atletas de 20 países participaram do Campeonato Pan-americano Sênior de Guadalajara (MEX). Os 115 participantes buscaram importantes pontos (entre 350 e 700 pts para os medalhistas) nesta reta final de classificação para os Jogos Olímpicos de Tokyo.
Apesar deste evento não estar disponível no novo formato do site ippon.org (que permite acesso direto aos combates e às tags dos pontos conquistados), a Confederação Pan-americana de Judô disponibilizou praticamente todos os combates em seu canal no Youtube (veja aqui). Assim, acabei me animando para realizar as análises dos campeões/campeãs.
Um primeiro aspecto deste levantamento que merece ser destacado é que, diferentemente das outras análises postadas neste blog, este evento teve um volume menor de atletas. Consequentemente, a quantidade de combates e pontos conquistados pelos campeões foram também inferiores. Os atletas precisaram vencer dois ou três combates para subirem ao lugar mais alto do pódio de sua categoria. Além disso, um dos 39 combates realizados por este grupo de medalhistas não foi localizado nos vídeos disponíveis no canal da CPJ.
![]() |
Wordcloud das técnicas efetivas utilizadas pelos campeões/campeãs do Campeonato Pan-americano Sênior 2021. |
Uchi-mata foi a técnica efetiva mais frequente, tendo gerado pontuações para cinco dos medalhistas de ouro. Técnicas desequilibrando os oponentes para frente representaram mais da metade das pontuações (19 pontos) conquistadas pelos campeões/campeãs.
![]() |
Formas de ataque nas técnicas de projeção e transições efetivas das campeãs/campeões do Campeonato Pan-americano Sênior 2021. |
Comentários
Postar um comentário