Técnicas efetivas
Entre os 65 pontos conquistados por este grupo de medalhistas, a técnica mais efetiva foi o O-SOTO-GARI, gerando 7 pontos para 5 campeões/campeãs.
![]() |
Tatsuru Saito, campeão no +100kg, foi um dos atletas que pontuou com a técnica o-soto-gari. Vídeo disponível em @judogallery |
Direções de desequilíbrio
A variabilidade de direções de desequilíbrio foi um dos aspectos técnico-táticos evidente entre os(as) campeões/campeãs: 10 dos 14 medalhistas pontuaram projetando seus oponentes em 3 direções, considerado um sistema de ataque menos previsível.
Assista dois exemplos de Triangulação de Desequilíbrio entre os medalhistas de ouro do Jerusalém Masters: Baruch Shmailov (66kg) e Romane Dicko (+78kg).
Kumi-kata
As configurações de kumi-kata Cinturando e Tradicional foram as mais frequentes nas técnicas de projeção efetivas.
![]() |
Michaela Polleres, ouro na categoria 70kg, pontuou 7 vezes com a configuração de kumi-kata cinturando. Foto disponível em https://www.ijf.org/competition/2316/photos?id_weight=12 |
Ne-waza
Apenas 3 campeões/campeãs (Takaichi, Saito e Dicko) pontuaram com técnicas de domínio (katame-waza), totalizando 6 pontos conquistados. A transição oportunista foi a forma mais frequente, sendo utilizada em 3 ações.
![]() |
Miku Takaichi, campeã na categoria 63kg, pontuou 2 vezes no ne-waza, incluindo esta transição oportunista para okuri-eri-jime na semifinal. |
Formas de ataques em nage-waza
Ataques com o kumi-kata estabilizado (dominando) foi a forma de ataque que gerou mais pontuações entre este grupo de medalhistas. Esta forma de ataque foi utilizada de forma efetiva por 10 campeões/campeãs. Sequências de golpes (renraku-henka-waza) foi outra forma de ataque utilizada também por 10 campeões/campeãs.
![]() |
Exemplos de ataques com kumi-kata estabilizado e renraku-henka-waza executados, respectivamente, pelos medalhistas de ouro Michaela Polleres (70kg) e Ilia Sulamanidze (100kg). |
Nota: Os dados, vídeos e gifs apresentados neste post foram coletados a partir do vídeos disponíveis no site live.ijf.org. As informações apresentadas são uma análise descritiva, com valores absolutos e/ou relativos de alguns aspectos analisados nos vídeos disponíveis. Ainda que tenham sido apresentados alguns comentários, cabe ressaltar que não foram realizadas análises de probabilidade ou análises estatísticas inferenciais.
Quer saber mais sobre análises de desempenho?
Acesse https://linktr.ee/judodebase
Comentários
Postar um comentário