Qual seria o ritmo de ataque dos(as) campeões/campeãs do Jerusalém Masters?
Para calcular o valor de ataques por minuto dos 14 medalhistas de ouro deste evento foram contabilizadas:
• Técnicas de projeção (nage-waza) que apresentaram as fases de desequilíbrio (kuzushi), encaixe (tsukuri) e, eventualmente, finalização (kake)
• Técnicas no solo (ne-waza) que claramente tinham objetivo de finalizar com imobilização (osaekomi-waza), estrangulamento(shime-waza) ou chave articular (kansetsu-waza)
O total de ataques nos 4-5 combates realizados foi dividido pelo tempo total dos combates (somatória dos 4-5 combates).
Os campeões apresentaram ritmos de ataques variando entre 1.7 e 3.6 ataques/min. O valor médio foi 2.8 ataques/min (desvio padrão = 0.6).
Entre as mulheres que conquistaram as medalhas de ouro, os ritmos de ataques variaram de 1.4 a 3.4 ataques/min. A média foi 2.4 (desvio padrão = 0.7).
Onze campeões/campeãs apresentaram ritmos de ataque iguais ou superiores à 2.4 ataques por minuto. As exceções foram ambos campeões das categorias pesado (Saito e Dicko) e a campeã da categoria 52kg (Krasniqi).
Sulamanidze e Bellandi foram os campeões que apresentaram ritmos de ataque mais elevados (respectivamente, 3.6 e 3.4 ataques/min).
Nota: Os dados apresentados neste post foram coletados a partir do vídeos disponíveis no site live.ijf.org. As fotos estão disponíveis no site ijf.org. As informações apresentadas são uma análise descritiva, com valores absolutos e/ou relativos de alguns aspectos analisados nos vídeos disponíveis. Ainda que tenham sido apresentados alguns comentários, cabe ressaltar que não foram realizadas análises de probabilidade ou análises estatísticas inferenciais.
Comentários
Postar um comentário